Miopia Espiritual

Os míopes sofrem! Tem dificuldade para definir contornos e por vezes não enxergam as coisas como elas realmente são. Graças a sua deficiência, tem uma visão distorcida e embaçada do mundo ao seu redor.

Conheço alguns míopes espirituais. Definição inventada por eu mesma, que se refere a aquelas pessoas que estão dentro da igreja, na maioria das vezes em cargos de liderança, mas que não enxergam com clareza a realidade onde estão inseridas. Vou citar exemplos.

Há algumas décadas as igrejas tradicionais vêm sofrendo o declínio da participação de seus membros em cultos semanais e estes vêm se restringindo cada vez mais ao culto dominical. Ao invés de avaliar as mudanças pelas quais a sociedade passou e se questionar os “porquês”, ouço explicações como: 80% da minha igreja estuda a noite; as pessoas já têm muitos compromissos; muita gente trabalha a noite e por isso não vem aos cultos. De fato verdade, só as proporções é que estão ligeiramente desfocadas. Miopia espiritual absurda!

Vemos ainda o declínio na quantidade de membros, a pouca evangelização e mocidades murchas, tudo devidamente justificado e explicado pelo fato de pregarmos o evangelho puro e genuíno, portanto, não atrativo. Alie-se a isso, o aumento exclusivo do número de membros através de cartas de transferência e filhos de crentes, afinal “filho crente, crentinho é”. E não podemos esquecer que o fim dos tempos está chegando, sendo assim, o amor vai mesmo se esfriar de quase todos! Preciso dar o diagnóstico?

O fato é que temos problemas. Assim como todas as igrejas, pois perfeita só a que está no céu. A diferença se dá na forma como encaramos as dificuldades, se as avaliamos dentro da realidade e oferecemos respostas verdadeiras. Já passou da hora de usar lentes espirituais e olhar para o mundo através Dele, Cristo.

Miopia tem cura, e a espiritual também!

Adna Andrade